Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Histórias à Beira Rio, viagens e andanças com letras pelas aldeias da minha terra

"Afinal, a memória não é um acto de vontade. É uma coisa que acontece à revelia de nós próprios." Paulo Auster

Histórias à Beira Rio, viagens e andanças com letras pelas aldeias da minha terra

"Afinal, a memória não é um acto de vontade. É uma coisa que acontece à revelia de nós próprios." Paulo Auster

17.Fev.20

Numa livraria perto de si

historiasabeirario
Sinopse Corpos Celestes narra a vida de três irmãs na aldeia de al-Awafi, em Omã. Mayya, que casa com Abdallah após um desgosto amoroso; Asma, casada por obrigação; e Khawla, que rejeita todas as propostas enquanto espera pelo seu amado, que emigrou para o Canadá. Estas três mulheres e as suas famílias testemunham o desenvolvimento de Omã, de uma sociedade tradicional e esclavagista, passando pela era pós-colonial, até aos dias de hoje, marcados por um presente complexo. El (...)
15.Fev.20

Numa livraria perto de si

historiasabeirario
Sinopse O meu coração é uma janela, é um escorrega para eu deslizar. Tanto pode estar fechado como aberto de par em par. O nosso coração não está sempre igual. Quantas emoções nele cabem? Com ilustrações e palavras bonitas e delicadas, a autora premiada Corinna Luyken, de O Livro dos Erros, leva os leitores a pensar no seu próprio coração e na importância do amor por si e pelos outros. Um livro com algumas sombras e muita luz. Fábula, Outubro de 2019
14.Fev.20

Olham para a biblioteca ambulante

historiasabeirario
A primavera está cheia de pressa, ainda é cedo, o sol está forte, as cegonhas voam aos pares, é dia dos namorados. Tantos acontecimentos nas viagens e andanças com letras pelas aldeias da minha terra, numa tarde que ainda agora está a começar na aldeia do Monte Galego. Aqui os dias são realizados de coisas simples, colunas de fumo dispersas nos campos ao redor da aldeia, são indício que eles andam activos. Assim trouxessem esta atitude quando as histórias permanecem nas suas (...)
14.Fev.20

"desafio de escrita dos pássaros #2.3" Manual para iniciar relacionamentos

historiasabeirario
Com e sem manual para iniciar relacionamentos, é sempre difícil um vínculo com os Desafios de escrita dos pássaros, estes constantemente nos põem à prova. Não têm enternecimento nos temas que reclamam todas as semanas. Períodos de dias que nunca mais têm fim, tempos que nos farão puxar pelos cabelos, possivelmente alguns já não os terão, menos um problema. Ou então arranjarão outros, no decorrer desta escrita atroz, cada letra, cada palavra são contrações antes de parir (...)
14.Fev.20

Numa livraria perto de si

historiasabeirario
Sinopse A história de Édouard é difícil, íntima e dolorosa; tanto que, sem espaço para devaneios da imaginação, lhe resta apenas o relato agitado, por vezes, implacável, daquilo que a realidade um dia lhe trouxe: uma noite fugaz de amor e libertação transformada, subitamente, no mais selvagem dos pesadelos. É com uma honestidade sem pudor, difícil de classificar, que a história de Édouard, quebrada em vozes e olhares — uma irmã que vive na província, relatórios da (...)
13.Fev.20

Onde as histórias não tiveram medo de romper

historiasabeirario
  É nos limites do território das viagens e andanças com letras pelas aldeias da minha terra, com vista para outra grande extensão, o concelho da Chamusca, que a biblioteca ambulante trouxe as histórias. Terras onde os animais selvagens não conhecem o homem, vagueiam nos montados sem se deixarem observar, ocultos pela extensa flora silvestre, terras onde os homens não conheceram a juventude. Terras onde as histórias não tiveram medo de romper, terras onde a biblioteca (...)
13.Fev.20

Numa livraria perto de si

historiasabeirario
Sinopse Susan Sontag, Dorothy Parker, Hannah Arendt, Rebecca West, Joan Didion, Mary McCarthy ou Nora Ephron, entre outras — o que têm estas mulheres em comum? O talento, a argúcia, a precisão do pensamento, o brilhantismo e o arrojo das opiniões que defenderam desassombradamente. São os nomes de mulheres que (cada uma à sua maneira) correram riscos, defrontaram preconceitos, desafiaram o poder masculino na imprensa e na cultura dominante — e moldaram a história cultural e (...)
12.Fev.20

As histórias podiam ser as metas

historiasabeirario
  O desalento do início do dia, não irá depreciar as histórias nos leitores mais logo nas viagens e andanças com letras pelas aldeias da minha terra. Na aldeia do Vale de Açor a tarde não conseguiu livrar-se da sua tristeza, para o viajante das viagens e andanças, não se estava mal defronte da lareira, cochichando um pouco, lendo outro tanto, até se fazer noite. Mas em primeiro lugar estão os leitores e as suas aldeias, há que continuar a acreditar dando histórias com a (...)
12.Fev.20

Numa livraria perto de si

historiasabeirario
Sinopse Num mundo dominado pela destruição, a guerra e o pânico, um protagonista sem nome vagueia por uma paisagem surreal, mas familiar, em demanda de uma estranha jovem mulher de cabelos prateados. Nesta busca insistente e obsessiva, atravessa mares e planícies geladas, ruínas de cidades saqueadas, lutando contra o tempo numa missão que tem tanto de real quanto de imaginário: salvar esta «rapariga de vidro» antes que o mundo conhecido se encerre no interior de uma muralha de gelo. Publ (...)